Dúvidas - Educação Executiva no Brasil

Qual é a diferença entre MBA e Pós-Graduação lato sensu? E entre MBAs e cursos de menor duração?

De acordo com o MEC, as pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).

Um MBA, obrigatoriamente, deve ter duração mínima de 360 horas (ou 432 horas-aula) para ser considerado uma pós-graduação. Já os cursos de curta duração não são regulamentados pelo MEC, e sua duração depende do conteúdo e dos objetivos de cada programa.
 

Qual é a duração mínima que um curso deve ter para ser considerado um MBA?

Por determinação do MEC, um programa de MBA, no Brasil, deve ter duração mínima de 432 horas/aula ou 360 horas corridas.

É obrigatório elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final do meu MBA? Como é feito o TCC?

Sim. A Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007, do MEC, define que a monografia (ou Trabalho de Conclusão de Curso) deve ser elaborada individualmente e que a nota obtida pelo aluno deve constar no Certificado de Conclusão do curso de pós-graduação.

Qual é a diferença entre mestrado e MBA no Brasil?

O mestrado é uma pós-graduação stricto sensu, sujeita às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pelo MEC, e voltada para a formação de pesquisadores acadêmicos. Ao final do mestrado, o aluno recebe um diploma que lhe confere o título de mestre.

O MBA é uma pós-graduação lato sensu, com caráter de especialização, voltada para profissionais de mercado em busca de aperfeiçoamento prático. Os MBAs oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC ou por entidades especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Ao final do MBA, o aluno recebe um certificado de conclusão que lhe confere o título de especialista.

Tanto o mestrado quanto o MBA são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação.
 

O MBA no Brasil é equivalente ao MBA de outros países, como Estados Unidos e Inglaterra?

Não. Enquanto, no Brasil, o MBA é um curso voltado para profissionais de mercado em busca de aperfeiçoamento, que não podem dedicar uma grande parte de seu tempo aos estudos, nos Estados Unidos e na Inglaterra o MBA é um programa de especialização em tempo integral (com exceção dos Executive MBAs, que seguem o mesmo modelo do MBA brasileiro), que confere ao participante um master’s degree, título que, no Brasil, equivale ao mestrado.

Cursei uma graduação/especialização em outro país. Como devo proceder para validar meu diploma estrangeiro?

A revalidação de diplomas de graduação, mestrado e doutorado é feita por universidades públicas que ofereçam cursos reconhecidos pelo MEC, na mesma área do programa cursado no exterior ou em área afim.

Não há norma do Conselho Nacional de Educação sobre a validação de diplomas de pós-graduação lato sensu emitidos no exterior.
 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede