Dúvidas

Nesta página, você conhecerá um pouco mais sobre o funcionamento da Rede FGV Management, os cursos oferecidos e a educação executiva no Brasil. Aqui, você encontrará também informações gerais sobre matrículas e admissão e informações acadêmicas para alunos da Rede FGV Management.

 

O que é o FGV Management?

O FGV Management é um programa de educação executiva presencial da Fundação Getulio Vargas. Clique aqui saber mais sobre a história da Fundação Getulio Vargas e do FGV Management.

Onde está localizado o FGV Management?

O FGV Management está presente em todo o Brasil. Sua sede fica em Botafogo, no Núcleo do Rio de Janeiro, onde está também a direção executiva. Além deste, há outros dois Núcleos do FGV Management no País: um em São Paulo e outro em Brasília. A Rede FGV Management é formada pelos três Núcleos e pelas mais de 30 Conveniadas, presentes em mais de 90 cidades do País.

O que é uma Conveniada?

É uma instituição ou empresa que assina um contrato com a Fundação Getulio Vargas para oferecer os cursos de especialização produzidos pelas escolas da FGV e ofertados pelo FGV Management, nas áreas de Administração de Empresas, Administração Pública, Economia, Direito e Ciências Sociais.

Pelo contrato, a FGV se responsabiliza pela gestão de toda parte acadêmica dos cursos (incluindo a gestão de provas), além da emissão do Certificado de Conclusão. A Conveniada deve gerir a logística do oferecimento dos cursos, bem como sua comercialização e operacionalização.
 

O que é preciso para se tornar uma Conveniada?

A Fundação Getulio Vargas faz estudos sócio-econômicos que apontam a viabilidade de novas Conveniadas em diferentes cidades. A partir desses estudos, a FGV promove uma licitação, que é divulgada em diversos veículos de comunicação.

A instituição ou empresa interessada deve, primeiramente, comunicar ao FGV Management o desejo de participar da licitação. Após essa etapa, o FGV Management envia um comunicado às instituições e empresas interessadas informando que documentos são necessários para participar da licitação e os prazos para o envio da documentação.
 

Qual é a diferença entre uma Conveniada e um Núcleo FGV Management?

As Conveniadas são empresas ou instituições que têm um contrato com a Fundação Getulio Vargas para oferecer o conteúdo acadêmico produzido pelas Escolas da FGV e distribuído pelo FGV Management. Já os Núcleos FGV são unidades da Fundação Getulio Vargas, presentes no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo.

Qual é a diferença entre uma Conveniada e uma instituição certificada pelo Programa de Certificação de Qualidade FGV?

Uma instituição que participa do Programa de Certificação de Qualidade é uma Instituição de Ensino Superior (IES) cujos cursos de graduação em Administração de Empresas e/ou Economia foram certificados pela Fundação Getulio Vargas.

A Certificação segue os seguintes critérios:
- Verificação das condições da organização didático-pedagógica;
- Verificação do corpo docente;
- Verificação da infraestrutura educacional da Instituição;
- Verificação da capacitação pedagógica do corpo docente da Instituição;

A instituição deve ser uma IES credenciada pela MEC, autorizada e/ou reconhecida pelo ministério para oferecer cursos de graduação em Administração de Empresas e Economia.
 

Em que cidades do País poderei encontrar cursos oferecidos pelo FGV Management?

Clique aqui para encontrar um Núcleo ou uma Conveniada do FGV Management em sua cidade.

Como saberei se uma instituição que oferece um curso do meu interesse é Conveniada do FGV Management?

Clique aqui para visualizar a lista de integrantes da Rede FGV Management e saber se a instituição ou empresa que oferece um curso de seu interesse é uma Conveniada. Se suas dúvidas persistirem, você pode entrar em contato com a Central de Qualidade da FGV ou com o FGV Management na seção Fale Conosco.

Onde posso encontrar os contatos das Conveniadas e dos Núcleos do FGV Management?

Clique aqui para encontrar a localização e os contatos dos Núcleos e das Conveniadas que formam a Rede FGV Management.

Quais programas/cursos são oferecidos pelo FGV Management?

Os programas oferecidos pelo FGV Management* são:

CEO FGV
MBA E PÓS-GRADUAÇÃO
CURTA E MÉDIA DURAÇÃO (PEC FGV)
PÓS-MBAs
CURTA DURAÇÃO (CADEMP)
PROGRAMAS INTERNACIONAIS

Clique aqui para mais informações sobre cada programa.

*Os programas são oferecidos de acordo com a demanda de cada localidade. Para saber quais cursos são oferecidos em sua cidade, clique aqui para encontrar a Conveniada ou o Núcleo FGV Management mais próximos de você.
 

Qual é o perfil do corpo docente do FGV Management?

A Rede FGV Management conta, atualmente, com mil professores, cuja sólida formação acadêmica é conciliada com uma forte visão de mercado. Destes mil professores, 23% possuem doutorado, 59% têm mestrado e 18% concluíram uma especialização.

Qual é a titulação mínima de um professor dos MBAs da FGV?

Segundo as diretrizes do MEC, os professores dos MBAs devem ter, no mínimo, um título de especialista. Além disso, o corpo docente de cada turma de especialização deve ter pelo menos 50% de professores com títulos de mestres e/ou doutores.

O FGV Management está autorizado pelo Ministério da Educação a oferecer programas de MBA e pós-graduação?

Sim. Todo o conteúdo dos programas de educação executiva da FGV é produzido por suas Escolas, que são reconhecidas e credenciadas pelo MEC para oferecer cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Qual é a diferença entre MBA e Pós-Graduação lato sensu? E entre MBAs e cursos de menor duração?

De acordo com o MEC, as pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).

Um MBA, obrigatoriamente, deve ter duração mínima de 360 horas (ou 432 horas-aula) para ser considerado uma pós-graduação. Já os cursos de curta duração não são regulamentados pelo MEC, e sua duração depende do conteúdo e dos objetivos de cada programa.
 

Qual é a duração mínima que um curso deve ter para ser considerado um MBA?

Por determinação do MEC, um programa de MBA, no Brasil, deve ter duração mínima de 432 horas/aula ou 360 horas corridas.

É obrigatório elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final do meu MBA? Como é feito o TCC?

Sim. A Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007, do MEC, define que a monografia (ou Trabalho de Conclusão de Curso) deve ser elaborada individualmente e que a nota obtida pelo aluno deve constar no Certificado de Conclusão do curso de pós-graduação.

Qual é a diferença entre mestrado e MBA no Brasil?

O mestrado é uma pós-graduação stricto sensu, sujeita às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pelo MEC, e voltada para a formação de pesquisadores acadêmicos. Ao final do mestrado, o aluno recebe um diploma que lhe confere o título de mestre.

O MBA é uma pós-graduação lato sensu, com caráter de especialização, voltada para profissionais de mercado em busca de aperfeiçoamento prático. Os MBAs oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC ou por entidades especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Ao final do MBA, o aluno recebe um certificado de conclusão que lhe confere o título de especialista.

Tanto o mestrado quanto o MBA são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação.
 

O MBA no Brasil é equivalente ao MBA de outros países, como Estados Unidos e Inglaterra?

Não. Enquanto, no Brasil, o MBA é um curso voltado para profissionais de mercado em busca de aperfeiçoamento, que não podem dedicar uma grande parte de seu tempo aos estudos, nos Estados Unidos e na Inglaterra o MBA é um programa de especialização em tempo integral (com exceção dos Executive MBAs, que seguem o mesmo modelo do MBA brasileiro), que confere ao participante um master’s degree, título que, no Brasil, equivale ao mestrado.

Cursei uma graduação/especialização em outro país. Como devo proceder para validar meu diploma estrangeiro?

A revalidação de diplomas de graduação, mestrado e doutorado é feita por universidades públicas que ofereçam cursos reconhecidos pelo MEC, na mesma área do programa cursado no exterior ou em área afim.

Não há norma do Conselho Nacional de Educação sobre a validação de diplomas de pós-graduação lato sensu emitidos no exterior.
 

Como poderei me informar sobre um curso: seus objetivos, público alvo, ementas, carga horária, critérios de avaliação etc?

Você deverá entrar em contato com o Núcleo do FGV Management em sua cidade ou com a Conveniada mais próxima e solicitar mais informações sobre os cursos. Clique aqui para acessar a lista completa de Núcleos e Conveniadas do FGV Management.

Qual deverá ser a minha formação acadêmica para que seja permitido meu ingresso nos programas do FGV Management?

O acesso aos programas de especialização do FGV Management é aberto a alunos portadores de diploma de Ensino Superior, oriundos de cursos reconhecidos pelo MEC ou de Instituições de Ensino estrangeiras. No último caso, o aluno deverá apresentar também seu histórico escolar. Tanto o diploma quanto o histórico deverão ser apresentados em tradução juramentada.

O aluno que, no momento da matrícula, não dispuser do diploma de conclusão de Ensino Superior, deverá apresentar uma Declaração de Conclusão de Curso, emitida pela Instituição de Ensino onde o curso foi realizado. Neste caso, o aluno deverá apresentar o diploma até o final do programa de especialização, para que possa receber o certificado de conclusão de seu curso.
 

É possível aproveitar créditos de disciplinas cursadas em MBAs de outras instituições de ensino nos cursos do FGV Management?

Não. O aluno poderá apenas aproveitar créditos de disciplinas realizadas em outros cursos da FGV. Esses créditos serão analisados de acordo com o curso realizado e o programa pretendido pelo aluno.

Posso pedir transferência entre unidades (inclusive Conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de matérias já cursadas?

Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades do FGV Management, a instituição de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas pelo aluno, com notas, freqüência e nomes de professores, e a situação financeira do aluno. O aluno irá efetuar a matrícula na instituição de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a instituição de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da instituição de destino, mantendo cópia de todos os documentos em seus arquivos. O aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas para obter o aproveitamento dos créditos já cursados.

É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?

Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso, desde que respeitadas as seguintes condições: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos de origem e destino deverão ser realizados por programas da FGV vinculados ao FGV Management e às Conveniadas; o aluno deverá ter cursado menos de 70% da carga horária total do curso de origem e o prazo previsto para conclusão do curso deverá ser maior do que seis meses.

O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados, através de um pedido de equivalência de disciplinas.
 

Quem emitirá o meu certificado, quando for concluído o curso?

O certificado de conclusão dos cursos será expedido pelo FGV Management, com a chancela da Fundação Getulio Vargas. O certificado deverá conter o histórico escolar do aluno, onde estarão registrados: os dados completos do aluno; o nome e o tipo do curso; o período em que o curso foi ministrado e sua duração total em horas de efetivo trabalho acadêmico; as disciplinas cursadas, com as respectivas cargas horárias, freqüência e notas obtidas pelo aluno; o nome e a titulação dos professores; o coeficiente de rendimento do aluno, definido por meio do cálculo da média ponderada das notas obtidas em cada disciplina; o título do Trabalho de Conclusão de Curso e a nota obtida pelo aluno.

Como posso me informar sobre valores de matrículas e mensalidade, além de formas de pagamento?
Para obter informações sobre o valor do investimento nos cursos e formas de pagamento, o interessado deve entrar em contato (por email ou telefone) com o Núcleo do FGV Management em sua cidade ou com a Conveniada mais próxima.
 
Clique aqui para encontrar um Núcleo ou uma Conveniada do FGV Management em sua cidade.
Quais são as opções de cursos internacionais para alunos do FGV Management? Quem está habilitado a participar destes programas?

Todos os alunos de pós-graduação do FGV Management – sejam eles atuais ou formados – têm a opção de participar de programas de curta, média e longa duração em universidades estrangeiras, a partir de parcerias que a Fundação Getulio Vargas mantém com diversas instituições de ensino da Europa e dos Estados Unidos. Os programas são oferecidos através dos Núcleos e das Conveniadas do FGV Management.

Clique aqui para conhecer os programas internacionais oferecidos pelo FGV Management.
De que documentos necessitarei para fazer minha matrícula?

O aluno deverá apresentar, no ato da matrícula, documento de identidade e CPF, além de entregar dois retratos 3x4 e uma cópia autenticada do Diploma de Ensino Superior. Caso o aluno não disponha, no momento da matrícula, do diploma, poderá apresentar uma Declaração de Conclusão de Curso, emitida pela Instituição de Ensino onde o curso foi realizado.

O que está previsto no meu contrato de matrícula?

No contrato de prestação de serviços educacionais à pessoa física, estão registrados:

  • os direitos e deveres do aluno;
  • o nome do curso, bem como o número da turma em que o aluno será alocado e a cidade onde o curso será ministrado;
  • o período de realização do curso;
  • os compromissos do Núcleo ou Conveniada referentes à infraestrutura oferecida ao aluno e ao material didático do curso;
  • a forma de pagamento do curso, assim como valores a serem pagos;
  • os direitos do aluno em caso de cancelamento do contrato;
  • as condições para reabertura de matrícula em caso de trancamento. 

 

Como é a entrevista para admissão? Que documentos devo levar?

O objetivo da entrevista de admissão é direcionar o candidato para o programa que atenda às suas necessidades e que seja mais adequado à sua formação e sua experiência profissional. É importante que o candidato leve para a entrevista seu currículo, além dos documentos que serão utilizados no ato da matrícula (em caso de aprovação).

Como poderei solicitar o trancamento da minha matrícula?

O aluno poderá solicitar o trancamento de sua matrícula (do curso ou de uma disciplina específica) em um requerimento feito à Coordenação Local de seu curso. A solicitação do trancamento deverá ser feita em formulário específico, mediante pagamento de taxa administrativa.

Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação?

Todos os alunos que ingressarem nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2010 deverão concluir seus respectivos cursos em, no máximo, 48 meses.

Como é produzido e controlado o conteúdo acadêmico dos cursos?

O conteúdo programático dos cursos (disciplinas e suas respectivas ementas) é chancelado pelas escolas da Fundação Getulio Vargas, responsáveis pelo conteúdo acadêmico dos programas de educação continuada da FGV.

A aprovação e o controle de qualidade do conteúdo oferecido nos Núcleos e nas Conveniadas são feitos pela Central de Qualidade e pela Direção Acadêmica. Esse conteúdo segue padrões respeitados por toda a Rede FGV Management, graças às diretrizes estabelecidas previamente para o oferecimento de cada curso, o que significa, por exemplo, que o conteúdo de um MBA em Gestão Empresarial será o mesmo no Núcleo Rio e em uma Conveniada do norte do País.

O material didático utilizado em sala de aula é de responsabilidade do professor de cada disciplina e do coordenador acadêmico do respectivo curso.
 

Onde posso obter informações sobre o conteúdo acadêmico e o programa dos cursos?

Você deverá entrar em contato com o Núcleo do FGV Management de sua cidade ou com a Conveniada mais próxima e solicitar mais informações sobre os cursos. Clique aqui para acessar a lista completa de Núcleos e Conveniadas do FGV Management.

Onde posso obter o calendário acadêmico do curso e informações sobre datas em que serão realizados trabalhos e provas?

Você poderá obter informações sobre o calendário acadêmico e datas de trabalhos e provas na secretaria acadêmica de sua unidade.

Como poderei ter acesso às minhas notas e frequências?

Você poderá ter acesso às suas notas e freqüências na Área de Alunos. Lá, você encontra também o calendário de aulas de todos os cursos e os professores agendados para cada uma das disciplinas nas quais está matriculado.

Qual é a nota mínima para aprovação em cada disciplina do curso?

Para ser aprovado em uma determinada disciplina de seu curso, o aluno deve obter, no mínimo, média 7,0 (sete) nas avaliações realizadas ao longo da disciplina.

Qual é a freqüência mínima para aprovação em cada disciplina do curso?

A frequência mínima para aprovação em uma disciplina é de 75% da carga horária total da mesma.

O que devo fazer em caso de reprovação por faltas?

Em caso de reprovação por faltas, o aluno deverá cursar novamente as disciplinas em que foi reprovado, o que implicará o pagamento pela reposição de créditos. As disciplinas a serem repostas deverão ser cursadas dentro do prazo previsto para conclusão do curso.

De que forma poderei dar opiniões e sugestões sobre o curso, professores e coordenadores do FGV Management?

Ao ingressar em um programa do FGV Management, o aluno irá preencher um formulário no qual vai declarar suas expectativas em relação ao curso. Ao final do programa, o aluno poderá preencher outro formulário de avaliação do curso.

O aluno terá, à sua disposição, ao final de cada disciplina, um questionário no qual poderá avaliar a disciplina e o professor que a ministrou.
 

Quais são os requisitos para obter a certificação ao final do curso?

Nos cursos de curta duração, o aluno deverá ter freqüência obrigatória mínima de 85% das horas-aula do programa. Nos MBAs, além da aprovação em todas as disciplinas e da freqüência mínima de 75% em cada uma delas, o aluno deverá elaborar, ao fim de sua pós-graduação, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A nota mínima que o aluno deverá obter no TCC para ser aprovado e receber a certificação é 7,0.

Já concluí um curso no FGV Management. Como poderei me manter em contato com a FGV?

O FGV Management disponibiliza o FGV Network, rede social formada por alunos, ex-alunos, professores e coordenadores acadêmicos dos nossos MBAs. O objetivo do FGV Network é o compartilhamento de informações, artigos e notícias sobre as áreas de conhecimento do grupo, além da divulgação de oportunidades profissionais. É um espaço virtual voltado para a pesquisa, a comunicação e a convivência.

Para onde devo enviar comentários, críticas e sugestões?

Sua opinião será sempre bem-vinda em nosso portal. Clique aqui para nos enviar seus comentários, críticas e sugestões, através de e-mail ou preenchendo um formulário com seus dados e considerações.

Onde posso reportar o uso indevido do nome da FGV, bem como de suas logomarcas?

Você pode enviar um e-mail para faleconosco@fgv.br ou preencher um formulário na seção Fale Conosco do portal.

Como posso ter acesso a detalhes de uma pesquisa da FGV divulgada na mídia?

Você poderá entrar em contato com a assessoria de imprensa do FGV Management para obter informações sobre pesquisas da FGV e sobre outros assuntos, como reportagens e divulgações do FGV Management na mídia. Clique aqui para enviar sua mensagem.

A quem devo reportar erros no portal do FGV Management?

Você pode enviar um e-mail para fgvmgm@fgv.br ou preencher um formulário na seção Fale Conosco do portal.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede